Dr. Daniel Sadigursky

Fascite plantar e o esporão do calcâneo

A inflamação da fáscia plantar pode causar dor plantar  caracterizada por ardência , fisgada, queimação na planta do pé. 

A doença pode originar-se por diversos fatores, sendo os principais o encurtamento da fáscia, a lesão aguda por um trauma, impacto repetitivo no esporte ou no trabalho, a atrofia e a diminuição da espessura da gordura plantar e infecções bacterianas. 

A dor é mais intensa o levantar-se da cama pela manhã ou após permanecer muito tempo sentado. O tratamento é realizado por meio de medicamentos antiflamatórios e analgésicos , uso de palmilhas especificamente moldadas e fisioterapia diária, que pode ser realizada em casa desde que haja orientação médica.

A intervenção cirúrgica ocorre apenas quando os tratamentos mencionados acima não trouxerem melhora aos pacientes. Existem algumas opções cirúrgicas, que consistem em alongar a fáscia plantar ou a musculatura da panturrilha.


Esporão do calcâneo
O esporão do calcâneo é uma calcificação interna de outra estrutura do pé, o tendão flexor curto do hálux. O ‘caroço’, no entanto, não gera sempre dores, apenas 50% das pessoas que tem a patologia sofrem com dor.

Quer marcar uma consulta?